PRAÇA DOM FELICIANO, 78 - SALA 503 PORTO ALEGRE - RS - Telefone: (51) 3221.2211 - Whatsapp: (51) 99337.9560

É uma condição clínica caracterizada por dor e formigamento nos membros superiores quando estes são elevados ou em determinadas posições cervicais. Deve-se à compressão dos nervos que saem do pescoço em direção aos membros superiores na altura das clavículas. Em algumas ocasiões o RX demonstra uma costela cervical anômala supra-numerária.
Os sintomas apresentam-se de formas variáveis e dependem do tempo que o paciente leva para procurar avaliação. Os sintomas podem ser unilaterais ou bilaterais. Casos mais graves podem apresentar comprometimento vascular devido à compressão arterial ou venosa, com alteração de coloração dos braços, edema e atrofia muscular. Esses casos estão diretamente relacionados com o tempo de duração dos sintomas.
O tratamento inicial inclui fisioterapia, mas a cirurgia para ressecção da primeira costela com liberação da musculatura cérvico-torácica (músculo escaleno anterior) constitui o tratamento mais eficaz. Quando houver comprovação radiológica de costela cervical anômala, a mesma é ressecada em conjunto.
A cirurgia pode ser realizada aberta ou por vídeo. Embora a técnica por vídeo esteja sendo cada vez mais utilizada, ambas possuem vantagens e desvantagens, que devem ser discutidas com o cirurgião torácico.

captura-de-tela-2016-09-22-as-16-21-47