PRAÇA DOM FELICIANO, 78 - SALA 503 PORTO ALEGRE - RS - Telefone: (51) 3221.2211 - Whatsapp: (51) 99337.9560
Ocorre quando há uma ruptura do tecido pulmonar, geralmente no local de uma bolha, deixando extravasar ar inspirado para o espaço pleural. Costuma ocorrer em pacientes jovens, magros e altos. No entanto, qualquer pessoa pode apresentar pneumotórax, principalmente pacientes de mais idade com enfisema pulmonar.
Os sintomas são dor torácica e falta de ar. O diagnóstico é realizado através de RX, sendo inicialmente manejado com drenagem de tórax (toracostomia).
Uma vez controlado o evento agudo, o paciente deve ser encaminhado a um cirurgião torácico para discutir a necessidade de cirurgia para evitar recorrências. Isto é especialmente importante em pacientes que desempenhem atividades que predispõem o surgimento do pneumotórax, como mergulho, alpinismo, esportes radicais, pilotos de aeronaves, ou que realizem viagens longas com frequência.
A cirurgia corretora é realizada por vídeo, sendo poucos os casos onde há a indicação da técnica convencional aberta. Ambas as situações apresentam resultados excelentes, permitindo que o paciente retome suas atividades profissionais ou de lazer normalmente.
pneumotorax