PRAÇA DOM FELICIANO, 78 - SALA 503 PORTO ALEGRE - RS - Telefone: (51) 3221.2211 - Whatsapp: (51) 99337.9560

Pectus é uma má formação congênita da parede torácica que compreende basicamente dois tipos: pectus excavatum, e pectus carinatum.

O pectus excavatum é mais comum. Caracteriza-se pelo “afundamento” do osso esterno. Não costuma apresentar sintomas, e não implica em danos aos órgãos intratorácicos mesmo nos casos mais graves. É muito raro haver sintomas. A indicação cirúrgica é essencialmente estética, e é possível realizá-la ainda na adolescência.

A cirurgia aberta ainda é mais utilizada pelos cirurgiões torácicos, com excelentes resultados estéticos. A técnica de Nuss, que utiliza o recurso do vídeo, também é utilizada em determinados casos, já sendo disponível no nosso meio.

O pectus carinatum caracteriza-se pela protrusão anterior do osso esterno. É popularmente conhecido como “peito de pombo”. Também não costuma causar sintomas, e a indicação cirúrgica também é estética.

Ambas as cirurgias são realizadas de forma rotineira com excelentes resultados. O tempo de internação varia, mas costuma ser de 5 dias. A recuperação domiciliar é um pouco demorada, mas em cerca de 10-15 dias é possível retomar as atividades normais.