A hiperidrose localizada é o suor excessivo em determinadas partes do corpo. É um problema muito mais comum do que as pessoas pensam existir, e que gera muito desconforto e constrangimento, podendo trazer sérios prejuízos para a vida pessoal e profissional. É mais comum em mulheres jovens, e os sintomas costumam surgir já na infância, exacerbando-se em situações de estresse ou épocas mais quentes do ano. No entanto, homens também podem apresentar sintomas.
Com a popularização da cirurgia corretora (simpatectomia), podemos observar uma maior procura de pessoas de mais idade que não tinham conhecimento da possibilidade de cura cirúrgica, ou que demoraram um pouco mais para aceitar a cirurgia. Via de regra, esses pacientes já apresentavam os sintomas há décadas.
Algumas vezes os sintomas são tão importantes que chega a afetar a parte psicológica do paciente, determinando isolamento social, comprometimento afetivo e baixa autoestima.
Existem várias modalidades terapêuticas envolvendo cremes dermatológicos, aplicação de Botox® e medidas de alteração de estilo de vida, como técnicas de relaxamento e exercícios. No entanto, é consenso entre os diversos profissionais que lidam com este problema que o tratamento mais eficaz é a simpatectomia por vídeo.
Atualmente é possível realizar a cirurgia com incisões diminutas, quase imperceptíveis, com resultados extremamente satisfatórios. Os efeitos são imediatos e definitivos. O tempo de internação costuma ser de um dia, podendo em algumas ocasiões ser ambulatorial. A recuperação é rápida, e normalmente o paciente retoma suas atividades normais em alguns dias.
Outras condições como rubor facial e distrofia simpática reflexa também podem ser tratadas cirurgicamente através de simpatectomia.
hiperidrose
hiperidrose2